SOCIOLOGIA: CONHECIMENTO PARA SOCIEDADES ABERTAS E INCLUSIVAS (OpenSoc) é um programa de doutoramento interuniversitário, que mobiliza o património teórico, metodológico e empírico acumulado na história da sociologia, e as suas amplas conexões interdisciplinares, para forjar novas orientações de pesquisa e intervenção face aos desafios sociais contemporâneos.
A visão do programa está expressa no seu título: Sociedades ABERTAS, capazes de lidar com as novas e variáveis interseções entre local, nacional e global; comunidade e diversidade; público, privado e íntimo; biografias, sentidos e estruturas. Sociedades INCLUSIVAS, capazes de usar as instituições, os territórios, os grupos e as redes sociais para gerar coesão e equidade num tecido social mutável, segmentado e heterogéneo. CONHECIMENTO que capacite os atores sociais para compreenderem e gerirem reflexivamente a diversidade, a complexidade e a incerteza, evitando as respostas “fáceis” que tendem ao fechamento, à homogeneização e à exclusão.
No OpenSoc, conjugamos os nossos esforços para criar uma resposta também ela aberta e inclusiva à sua procura de inovar na criação e na aplicação de conhecimento sociológico. O carácter interuniversitário do programa permite-nos mobilizar um corpo qualificado e diversificado de docentes e investigadores, com saber e experiência em múltiplas problemáticas sociais, dimensões de análise, na pluralidade dos paradigmas teóricos e na diversidade das abordagens metodológicas.