APRESENTAÇÃO

"... aceder à escola das coisas ..."

OBJETIVOS

Queremos oferecer a melhor experiência de aprendizagem e criação científica:

Formação avançada, teórica, metodológica e prática, no “ofício de sociólogo” e na sua aplicação social. Para além dos seminários do plano de estudos, encorajamos o acolhimento das e dos estudantes em atividades de pesquisa das equipas de investigação. Estão ainda à sua disposição as Escolas de Verão e cursos de especialização oferecidos pelas várias universidades associadas para aprofundar e diversificar conhecimentos, e para adquirir competências transversais de comunicação e valorização do conhecimento.

Qualidade de vida académica, proporcionando um ambiente de constante estímulo reflexivo e discussão crítica entre pares e boas condições materiais e intelectuais de trabalho, presencial e on line, para os estudos doutorais.

Estímulo e oportunidades para a internacionalização, apoiando a publicação internacional individual e colaborativa, a participação em eventos e em redes científicas internacionais, e a mobilidade dentro ou fora do círculo de parceiros do OpenSoc, incluindo para aceder ao título de Doutor Europeu.

Reconhecimento de uma formação interuniversitária de excelência, pela atribuição conjunta do grau de Doutor em Sociologia pelas quatro universidades consorciadas no OpenSoc, qualquer que seja aquela em que a/o estudante escolher para concluir a sua tese de doutoramento.

COLABORAÇÃO INTER-UNIVERSITÁRIA

"... a necessidade de sair de nós próprios ... "

O programa OpenSoc resultou da crescente colaboração na investigação sociológica, desde há mais de uma década, entre instituições universitárias: A Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, e da Lisbon School of Economics & Management; a Universidade Nova de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; a Universidade de Évora, através do Instituto de Investigação e Formação Avançada; e a Universidade do Algarve, através da Faculdade de Economia.

Estas instituições incluem os sete centros de investigação associados no OpenSoc, um deles com o estatuto de Laboratório Associado e todos avaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com as classificações de Excelente ou Muito Bom:

Todos estes centros de investigação integram redes internacionais de investigação e intervenção social, e desenvolvem intensa atividade de outreach, transferindo conhecimento entre universidades e sociedade a nível europeu, nacional e regional.