Lisboa

Lisboa é uma capital europeia moderna, aberta ao mundo e à diversidade. O seu património histórico, cultural, paisagístico e gastronómico combina-se com a amenidade do clima e uma vida urbana 24/7 rica e intensa para a tornar um local de eleição para milhres de estudantes internacionais.

Ao longo das últimas décadas, foi dotada de equipamentos de lazer e de percursos de circulação pedonal e ciclável que permitem tirar o melhor partido da sua magnífica frente de rio e de amplas áreas verdes no interior da cidade e na sua envolvente. É também uma das capitais europeias mais seguras e com um dos custos de vida mais acessíveis.

O curso de doutoramento, correspondente ao primeiro ano do programa, decorre em Lisboa. As aulas têm lugar, em anos alternados, na Universidade de Lisboa, no Instituto de Ciências Sociais (ICS-Ulisboa) e na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH). Aqui se situam também o Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa) e o Lisbon School of Economics and Management (ISEG-ULisboa), ambos institutos de ensino superior e investigação da Universidade de Lisboa associados ao OpenSOC.

Tanto o ICS-ULisboa como a NOVA FCSH estão situados no centro moderno de Lisboa, junto aos principais eixos de circulação e de transportes públicos urbanos e suburbanos, e a dois passos de duas das mais belas zonas verdes da cidade, respetivamente, dos jardins do Campo Grande e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fazer o curso de doutoramento em Lisboa é uma escolha óbvia. Além da maior concentração de recursos universitários em Portugal, aqui se encontram a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional, o Instituto Nacional de Estatística, o Arquivo Histórico Parlamentar e o Arquivo Histórico Ultramarino, para referir apenas alguns dos mais importantes acervos para a pesquisa em ciências sociais.

A comunidade universitária da cidade dispõe também de uma ampla gama de infrastruturas de apoio à qualidade de vida, desde restaurantes e cafetarias, até aos excelentes equipamentos desportivos do Estádio Universitário.

As Universidades parceiras, localizadas em Évora e Algarve proporcionam a quem as frequenta paisagens sem igual, monumentos históricos e património cultural, para desfrutar ao vivo.

Faro

Faro é a capital da região do Algarve, uma cidade litoral e cosmopolita com muitas atividades a pensar num público mais jovem (e não só).

O Algarve é conhecido por ser a região mais turística de Portugal, gozando de um clima temperado mediterrânico com invernos amenos e curtos contrastando com os longos, quentes e secos verões.

Esta região de Portugal é rica em património natural, histórico e etnográfico e com uma gastronomia variada e repleta de sabores frescos e saudáveis.

Évora

Localizada na região do Alentejo, Évora é uma das zonas do país com mais importância histórica. O seu centro histórico foi classificado como Património Mundial da Humanidade da UNESCO em 1986.

Tendo vivido variadas transformações urbanísticas nos últimos dois séculos, Évora é o testemunho vivo dos mais variados estilos e correntes estéticas.

Quem aqui estuda respira a história de outros tempos, caminhando por ruas e ruelas com muito para contar.

Alentejo é uma terra de sensações, cores e sabores fortes. Há muito para conhecer e descobrir sendo um excelente local para viver e experienciar a vida académica, mesmo fora dos magníficos claustros do colégio quinhentista da Universidade.