O plano de estudos está organizado em quatro anos (240 créditos ECTS). Definimos este horizonte de quatro anos porque acreditamos que a concepção e execução do projeto e a redação da tese necessitam desse tempo de estudo, reflexão e discussão para o amadurecimento de investigação inovadora e robusta, nas fronteiras do conhecimento sociológico e que verdadeiramente as expanda.
Além dos seminários, cada doutoranda/o beneficia no primeiro ano da dedicação ao seu projeto de um/a tutor/a docente ou investigador/a de uma das instituições que colaboram no programa, e a partir do segundo ano de um/a orientador/a de tese de entre os docentes e investigadores das instituições associadas.
O primeiro ano é preenchido, além do trabalho pessoal da/o estudante, por seminários de formação avançada, atualização e aprofundamento de conhecimentos teóricos e metodológicos, cuja espinha dorsal é o desenvolvimento dos projetos individuais de doutoramento. A carga horária dos seminários é de 8 horas por semana, em horário pós-laboral (a partir da 18h), de modo a libertar o máximo de tempo para acomodar o estudo e o acompanhamento tutorial com outras atividades. As aulas semanais funcionam numa das instituições situadas em Lisboa.
O primeiro ano culmina com a discussão e avaliação dos projetos, conduzindo ao registo do projeto de tese e à emissão de um Diploma de Estudos Avançados em Sociologia. Os três anos restantes são integralmente dedicados à execução do projeto de investigação e à redação da tese, acompanhadas tutorialmente pela/o orientador/a e por sessões periódicas de discussão em seminários de investigação. O projeto de tese de doutoramento é inscrito na instituição a que pertence o/a orientador/a, mas continuará a ser discutido em seminários conjuntos e, uma vez concluído com êxito, o grau de Doutor é atribuído conjuntamente pelas quatro universidades.