EQUIPA DE COORDENAÇÃO E DOCENTES

O programa OpenSoc é coordenado por uma comissão onde estão representadas todas as faculdades e institutos associados:

O corpo docente e de investigação disponível para lecionar e orientar teses é altamente qualificado e muito diversificado, sendo composto por toda/os a/os docentes e investigadora/es das faculdades, institutos e centros de investigação associados no programa.

Apresentamos aqui os membros das equipas responsáveis pela organização dos seminários em 2024/2025.

Além destes, um conjunto mais alargado leciona sessões específicas em vários dos seminários e presta acompanhamento tutorial ao desenvolvimento dos projetos.

DOUTORAMENTOS CONCLUÍDOS

TESES EM CURSO

  • Alyssa Janssens-Theunis, A abertura do ensino superior português a novos públicos: serão as instituições de ensino superior amigas dos estudantes maiores de 23 anos?, orientada por José de São José (FE – UAlg)
  • Ana Margarida Ferreira, From the bench to the bedside: Producing biomedical knowledge in innovation-driven contexts, orientada por Frederico Ágoas (NOVA FCSH)
  • Ana Paula Machado, Nascer entre fronteiras: A voz e vez de mulheres imigrantes e profissionais de saúde no contexto do parto no Portugal contemporâneo, orientada por Rosalina Costa (IIFA – UÉ)
  • Ana Teresa Santa-Clara, Desempenhos escolares e construção identitária: Um olhar sobre estudantes do ensino secundário, orientada por Vítor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
  • André Tropiano, Universidade pública em tempos de neoliberalização: Narrativas e ativismos políticos em disputa no Brasil, orientado por Sofia Bento (ISEG – ULisboa)
  • Andreia Nascimento, Para além do Ensino Secundário: Autonomia juvenil e mobilidade na construção dos projetos de vida ligados ao Ensino Superior, orientada por Maria Manuel Vieira (ICS – ULisboa)
  • António Cardoso, Que jovens projetam o ingresso nas Forças Armadas e com que sentidos o fazem? Que perfis juvenis as Forças Armadas procuram?, orientado por Vítor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
  • Aurora Ribeiro, Comunicação entre ciência e poder no processo de decisão sobre o mar nos Açores: Sustentabilidade, alterações climáticas e inovação em contexto de autonomia, orientada por José Luís Garcia (ICS – ULisboa)
  • Camila Costa Feijó, Quem constrói as cidades inteligentes? Uma análise da participação cidadã na regeneração urbana para a inclusão social em Rio Grande (BR) e Lisboa (PT), orientada por Roberto Falanga (ICS – ULisboa)
  • Catarina Moreira, Constrangimento e negociação na conjugalidade, orientada por Manuel Lisboa (NOVA FCSH)
  • César Morais, Aspirações e estratégias perante o trabalho entre finalistas do ensino superior: O caso ibérico, orientada por Miguel Chaves (NOVA FCSH)
  • Clara Vital, A população portuguesa e o álcool: Convergência de género? Orientada por Casimiro Balsa (NOVA FCSH) e Cláudia Urbano (NOVA FCSH)
  • Clarissa Santana, Mobilidade internacional de estudantes entre países do Sul Global: Os casos dos cabo-verdianos e guineenses que estudaram no Brasil, orientada por Simone Frangella (ICS – ULisboa)
  • David Cruz, Between involuntary childlessness and childfree: Representações e produção de significado dos millennials sem filhos em Portugal, orientado por Vanessa Cunha (ICS – ULisboa), coorientado por Sérgio Moreira (FP – ULisboa)
  • Eduardo Lima, Para além dos unicórnios: Entre fachadas e bastidores das vidas nas startups, orientado por Vítor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
  • Emília Pacheco, Políticas e práticas de publicação e comunicação científica em sociologia: Uma análise sociológica, orientada por João Eduardo Martins (FE – UAlg)
  • Eugénio Gujamo, A construção da opção da circuncisão médica e a prevenção do VIH/SIDA entre os homens moçambicanos, orientado por Ana Patrícia Hilário (ICS – ULisboa)
  • Evelia Alvarez, Children’s values in the school context: Influences of teachers, principals, peers and school environment on value formation from a cross-cultural perspective, orientada por Alice Ramos (ICS – ULisboa)
  • Francielli Cardoso, Class and everyday life: Lived experiences of lone mothers in Portugal, orientada por Vasco Ramos (ICS – ULisboa)
  • Gabriela Vieira, Digitalisation of public services: Implications for social inclusion/exclusion of older adults in the Algarve Region, orientada por José de São José (FE – UAlg)
  • Germano Correia, A investigação científica em contexto de ensino superior em Angola, orientado por Raquel Rego (ICS – ULisboa)

 

 

 

 

 

 

  • Hélia Alves, A vitimação de jovens em Portugal: Experiências autorrelatadas, orientada por Dália Costa (ISCSP – ULisboa)
  • Henrique Tereno, Building the animal: Processes of categorization of nonhuman animals in children, orientado por Verónica Policarpo (ICS – ULisboa)
  • João Francisco Dionísio, Sentidos e percursos políticos: Como se constroem jovens cidadãos politicamente ativos?, orientado por Vítor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
  • Jorge André Guerreiro, Tourism gentrification and anti-tourism sentiments: A comparative study in three Portuguese cities, orientado por Simone Tulumello (ICS – ULisboa)
  • Juliana Rodrigues, Mulheres conectadas: Um estudo do feminismo digital a partir de youtubers brasileiras, orientada por José Alberto Simões (NOVA FCSH)
  • Lucas Freitas, Desenvolvimento e sustentabilidade no contexto urbano: implementação e governança do ODS 11 em cidades no Brasil e em Portugal, orientado por João Guerra (ICS – ULisboa)
  • Madelon Schamarella, Rapazes e a construção da(s) masculinidades(s): O lugar do cuidado nas identidades, nas práticas e nas perspetivas de futuro, orientada por Vanessa Cunha (ICS – ULisboa)
  • Manuel Zangado, Mulheres no Ensino Superior em Angola: Evolução e trajetos, orientado por Susana Batista (NOVA FCSH)
  • Maria Eduarda Pires, Encontros de inclusão: A relação entre a criança com deficiência e o cão em contexto de Terapias Assistidas por Animais, orientada por Paula Campos Pinto (ISCSP – ULisboa)
  • Matthew da Silva, A migratory triptych: Transnational memory, return mobilities & sensory acclimation for Portuguese-Canadians, orientado por Marta Rosales (ICS – ULisboa)
  • Melissa Battistella, Direitos das Mulheres e a atuação das Deputadas Federais da 56ª legislatura brasileira, orientada por Paula Campos Pinto (ISCSP – ULisboa)
  • Nádia Nunes, Veganismo e identidade: Reflexividade e sentido prático no domínio do consumo ético,  orientada por Mónica Trüninger (ICS – ULisboa)
  • Paula Medeiros, A participação política de imigrantes no Algarve, orientada por João Filipe Marques (FE – UAlg)
  • Paula Paiva, Qualidade de vida na velhice a solo em meio rural, orientada por José de São José (FE – UAlg)
  • Pedro Calado, Uma abordagem sociológica à filantropia individual em Portugal: Orientações e práticas, orientado por Jussara Rowland (ICS – ULisboa)
  • Rafael de Macêdo, Escolha e desigualdade: Os processos de tomada de decisão no destino dos jovens no ensino médio do Instituto Federal de Brasília, orientado por Vítor Sérgio Ferreira (ICS – ULisboa)
  • Rebecca Judeh, Understanding gender and emotion socialization at school: How do gender stereotypes, roles, and expectations intersect with emotions?, orientada por Dalila Cerejo (NOVA FCSH)
  • Sofia Branco As mulheres dos Capitães de Abril e a revolução nas representações e relações de género, orientada por Anália Torres (ISCSP – ULisboa)
  • Tatiana Pita, Gender divide in the expanding ICT sector, orientada por  Raquel Rego (ICS – ULisboa)
  • Teixeira Domingos, Trajetos escolares de contratendência de licenciados das classes populares na província da Huíla e sua inserção no mercado de trabalho, orientado por Susana Batista (NOVA FCSH)
  • Valério Carvalho Filho, Segurança, mudanças e articulações: o policiamento de proximidade entre o Estado e a Comunidade, orientado por Daniel Seabra Lopes (ISEG – ULisboa)
  • Vivaz Bandeira, O movimento pelos direitos das pessoas com deficiência em Angola: O caso das Associações de Pessoas com Deficiência de Luanda, orientado por Paula Campos Pinto (ISCSP – ULisboa)
  • Ytallo de Souza, O Santo, o Rei e o Encantado: Um estudo sobre o sebastianismo na Amazônia Brasileira, orientado por Nuno Domingos (ICS – ULisboa)

ESTUDANTES E TESES

Desenvolvem ou preparam no OpenSoc os seus projetos de tese de doutoramento em Sociologia.